quinta-feira, 15 de março de 2012

Confira o resumo do capitulo de hoje em Rei Davi





Quinta-feira, 15/03
Abner chama Davi de impostor. Ele diz que por direito, o trono pertence a Esbaal. Aitofel e Joabe defendem Davi, que não diz nada porque não quer lutar pelo trono. Ele confia na vontade de Deus. A multidão fica divida. Aquis interroga Itai para saber o paradeiro de Davi. O ferreiro mente e o rei fica furioso ao saber que Davi levou consigo parte do armamento filisteu. Ele teme que o hebreu fortaleça seu exército. Davi surpreende todos e entrega a coroa de Saul para Esbaal.
Mical corre até Davi e diz que ele precisa dela para reunir as tribos de Israel. Paltiel chega e segura pelo braço. Davi assente com a cabeça e sai. Sozinho com seus homens, ele pede que ninguém faça mal a Esbaal. Um ancião líder de Judá pede para conversar a sós com Davi. Bate-Seba toma coragem e diz a Urias que ele se afasta demais após as batalhas. Ele diz ser um guerreiro de Davi. O Ancião diz que não aceita a decisão de Abner e pede que Davi reine sobre a tribo de Judá.
Ele aceita, humilde. Abner, Paltiel e Esbaal descobrem sobre Judá e ficam preocupados, pois essa é uma das tribos mais importantes. Mesmo contra a vontade de Davi, os reinos de Judá e Israel lutam entre si. Davi agora tem nove esposas e Amnon, seu primeiro filho, nasce. Depois nascem Absalão e Tamar, filhos de Maaca. Com o tempo, o reino de Davi prospera enquanto a casa de Saul enfraquece. Esbaal não tem uma postura de rei e costuma beber muito nas festas.
Os anciões começam a se revoltar e se retiram de uma festa em que Esbaal está bêbado demais. Alguns soldados também se revoltam e deixam a festa. Abner não se conforma e deixa o rei agarrando suas servas. Davi aumenta seu apoio entre as tribos de Israel. Urias e Aitofel conspiram para tentar tirar Esbaal do trono. Mefibosete pede esmola na rua e é roubado. Tirsa corre atrás do ladrão e para sua surpresa, é Ziba, que também se surpreende. A mando de Aitofel, Eliã vai conversar com Abner, que está irritado com sua presença. Ele tenta convencer Abner de que é mais interessante estar ao lado de Davi.
Abner não admite, mas os argumentos de Eliã são fortes. Mical tenta abrir os olhos de Esbaal sobre Abner e pede que ele ceda o trono a Davi. Ela conta sobre o caso do general com Rispa. Tirsa faz com que Ziba devolva o que roubou de Mefibosete. Ziba se surpreende quando descobre que o mendigo era o neto de Saul. Tirsa conta que prometeu cuidar do menino como se fosse seu. Ziba conclui que Tirsa tem usado sua beleza para sobreviver. Tirsa não nega e ele se oferece para marcar encontros com homens de posses. Esbaal flagra Abner com Rispa. Ele questiona Abner que explode e intimida Esbaal.
Abner diz que Davi é o ungido de Deus e afirma que vai ajudá-lo. Paltiel insiste em se aproximar de Mical, que o rejeita. Um mensageiro diz a Davi que Abner aceita ajudá-lo e propõe uma aliança. Ele diz que só aceitará a aliança se devolverem sua esposa Mical. O general entende os planos de Davi, que só pediu a filha de Saul de volta por motivos políticos.
Abner pede que dois de seus homens, Baaná e Recabe, matem o rei Esbaal. Tirsa se prostitui com a ajuda de Ziba. Mical fica satisfeita e Paltiel se convence de que não há nada que possa ser feito. Joabe não confia em Abner e afirma que poderá matá-lo se for necessário. Itai chega ferido ao acampamento de Davi. Mical também chega ao acampamento e cumprimenta Davi com um tapa no rosto.

Nenhum comentário: